terça-feira, 20 de setembro de 2011

ARQUIMEDES: UM BREVE HISTÓRICO

Fonte:http://producaovirtual115.blogspot.com/2009/11/arquimedes.html

Arquimedes de Siracusa
(287 - 212 a. C.)


    Para alguns historiadores é o verdadeiro pai da Física-Matemática. Pelo menos duas ciências devem seus fundamentos a este cientista: a estática, o estudo do equilíbrio dos corpos, e a hidrostática, o estudo do equilíbrio dos líquidos. Alguns de seus trabalhos  muito importantes chegaram quase intactos até hoje, porém vários outros foram perdidos.
Nascido em Siracusa, cidade-estado grega na ilha da Sicília, no litoral do Mar Jônico e filho de um astrônomo, Arquimedes é sem dúvida um dos matemáticos e inventores mais importantes do mundo antigo e o mais genial cientista da Grécia antiga. Foi educado em Alexandria, grande centro cultural da época, onde conheceu e estudou os escritos de Tecíbio, chegando a ser inventor, engenheiro, mecânico, matemático, astrônomo e filósofo grego. Ficou conhecido em todo o mundo antigo, por suas invenções engenhosas que consistia em artefatos bélicos com funcionamento a base de polias, cordas e ganchos, chegou a construiu um espelho gigante que refletia os raios solares e queimava à distância os navios inimigos.
Durante o massacre que se seguiu à tomada Siracusa pelas tropas romanas comandadas pelo Cônsul Marcelo (212 a. C.), o brilhante cientista foi morto por um soldado romano, revoltado por ele ter pedido que não tocasse nos diagramas que tinha desenhado na areia contrariando as ordens de Cônsul que o admirava.
Na mecânica tornou-se conhecido pelos estudos de hidrostática e por suas invenções, como o parafuso infinito para elevar água e o relógio sonoro. Muitas das descobertas foram fundamentais para a mecânica, como por exemplo, o princípio da alavanca. Interessado em resolver o problema de irrigação, que consistia em elevar a agua do Rio Nilo para os vales, o sábio desenvolveu um engenho feito de tubos em hélices presos a um eixo inclinado, hoje denominado de parafuso de Arquimedes (260 a. C.), dando origem ao que chamamos hoje de bombas parafuso.
Os trabalhos matemáticos foram os que ele mesmo considerou mais importantes.
Na matemática seus estudos baseavam-se na geometria euclidiana e nestes destacam-se o estudo da espiral na obra Sobre Espiral e da parábola na Quadratura da Parábola, onde registrou o célebre axioma sobre áreas de Arquimedes.
São conhecidos dez dos seus escritos que tratam, principalmente, de princípios e postulados sobre hidrostática, especialmente empuxo e flutuação dos corpos, e de mecânica, astronomia, etc
 Publicações importantes:
·         Equilíbrios Planos, onde fundamentou a lei da alavanca, deduzindo-a por meio de poucos postulados, determinou o centro de gravidade de paralelogramos, trapézios, retângulos e de um segmento de parábola;
·         Sobre a Esfera e o Cilindro, onde utilizou um método conhecido como exaustão, precedente do cálculo integral, para determinar a superfície de uma esfera e para estabelecer a relação entre uma esfera e o cilindro circunscrito nela;
·         Arenário, neste livro Arquimedes empregou um sistema de notação numérica baseado nos expoentes, o que evitava as desvantagens do sistema grego de numeração e permitia operar com grandes quantidades.
·         Sobre Corpos Flutuantes, em dois volumes, onde tratou de princípios de empuxos e flutuação de corpos sólidos e parabolóides, como por exemplo, o que afirma que um corpo mergulhado em um fluido em repouso, sofre uma impulsão de baixo para cima igual ao peso de igual volume do mesmo fluido, a famosa estória da Eureka!


Nenhum comentário:

Postar um comentário