terça-feira, 20 de setembro de 2011

ARQUIMEDES E A LEI DA ALAVANCA: ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS




No artigo Arquimedes e a Lei da Alavanca: erros conceituais em livros didáticos, publicado em 2006 na revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Cardoso et al. relata os erros encontrados nos livros didáticos de física, dando ênfase á Lei da Alavanca. Segundo Cardoso et al. (2006) a análise do livro didático se faz necessária devido a erros conceituais, figuras ambíguas, experimentos inadequadamente sugeridos, tanto pelo fato de não funcionarem quanto pelo fato de trazerem perigos ao estudante, entre outros.
Não iremos discutir a assunto a fundo neste blog, nosso objetivo é apenas destacar a visão critica do autor deste artigo. Para os interessados ou até mesmos curiosos, vale a pena dar uma lidinha atenciosa no artigo, onde Cardoso et al. destaca os postulados de Arquimedes, bem como os possíveis erros dos autores de livros didáticos até a presente publicação deste estudo.
Vocês podem ler o artigo completo no: http://www.ufmt.br/instfis/livro/cardoso.pdf

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